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Locações

 

 

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Locação

1 – Como funciona o contrato de locação?

O contrato de locação é um documento de segurança para o locador e locatário. Ele prevê as condições da locação e a maioria dos eventos que podem ocorrer durante a locação. E para que não haja dúvida, tudo é escrito de forma que a qualquer tempo possa ser analisado o que se combinou e contratou.

 

 2 – É obrigatório fazer seguro do imóvel?

É uma medida de interesse do inquilino, pois ele tem bens móveis dentro do imóvel. Há também o risco de incêndio. Nessas condições, é colocado no contrato a conveniência. É bom lembrar que se trata de um seguro que não é caro.

 

 3 – Se o aluguel vence sábado e os bancos não abrem na segunda-feira o inquilino perde abono?

Não perde o abono, desde que pague em qualquer agência bancária. Salientamos que as casas lotéricas estão abertas no sábado e o inquilino poderá proceder o pagamento em qualquer uma delas, para aluguéis inferiores a R$ 1000,00.

 

 4 – O fiador pode ser de outra cidade?

Pode desde que aprovado pela imobiliária e haja concordância do locador.

 

 5 – Por que a vistoria deve ser contestada por escrito?

Para segurança do inquilino, do locador e da imobiliária, porque constitui prova que pode ser analisada a qualquer tempo.

 

 6 – Por que o inquilino tem que notificar por escrito os problemas que ocorrem no imóvel?

É muito simples. O inquilino deve cuidar do imóvel como se fosse seu. Surgindo problema, o inquilino terá na comunicação por escrito uma prova de que tomou o cuidado de levar o fato ao conhecimento do locador imediatamente, evitando, assim, que os problemas se agravem e que o inquilino seja responsabilizado por negligência.

A responsabilidade pela solução de problemas pode ser do locador ou do inquilino, mas será do inquilino se decorrerem do mau uso da propriedade.

 

 7 – Por que notificar por escrito com 30 dias antes de sair do imóvel?  

Os motivos são vários:  

O locatário, fazendo a comunicação no prazo previsto, será orientado sobre as providências necessárias para rescisão da locação, como reparos no imóvel, desligamento do fornecimento da água e da luz, pagamento de condomínio, quitação de eventuais débitos, etc.

Para que o proprietário não seja apanhado de surpresa, uma vez que conta com o recebimento do aluguel no seu orçamento.

É bom lembrar a obrigação da comunicação prévia que consta do contrato de locação por prazo determinado, prevista também na lei 8.245/91 (artigo 6.º)

No caso do locatário ser transferido no serviço de uma cidade para outra, também é preciso fazer a notificação (Lei 8.245/91, artigo 4.º, § único).

 

 8 – Por que marcar dia e hora para realização de vistoria e não simplesmente entregar as chaves na imobiliária?

Porque é de interesse do inquilino, e é necessário, que ele acompanhe a vistoria.

 

 9 – Por que o inquilino deve providenciar o desligamento e o consumo final de água e luz, e não a imobiliária?  

Porque a responsabilidade pelo pagamento de tais débitos é do locatário; e nessas condições são indispensáveis para a rescisão da locação.

Por outro lado, o desligamento é pedido ao locatário para que ele tenha certeza de que quitou as dívidas de água e luz, evitando-se que a CPFL ou o DAAE emita, por engano, contas posteriores.

 

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